Harav Ohayon

ta: Uma shadchanit propôs um shiduch para o meu filho. Graças a D’us deu certo e eles ficara noivos em boa hora. Depois de fechado, a Shadchanit pediu seu pagamento, alegando que sempre cobra 1600 dólares. Não sabíamos disso e a shadchanit não nos avisou antes. A pergunta é: quanto devemos pagar? Devo observar que por meus outros filhos paguei mil dólares, sendo que por dois deles nem paguei pois os shadchanim eram conhecidos e não queriam pagamento.  

Pergunta: Uma shadchanit propôs um shiduch para o meu filho. Graças a D’us deu certo e eles ficara noivos em boa hora. Depois de fechado, a Shadchanit pediu seu pagamento, alegando que sempre cobra 1600 dólares. Não sabíamos disso e a shadchanit não nos avisou antes. A pergunta é: quanto devemos pagar? Devo observar que por meus outros filhos paguei mil dólares, sendo que por dois deles nem paguei pois os shadchanim eram conhecidos e não queriam pagamento.

 

Resposta: Quando um shadchan ou qualquer outro profissional não avisa de antemão quanto cobra, a halachá determina que o pagamento devido é conforme o que é costume pagar por um profissional desse tipo no mercado.

O pagamento por shadchanut não é unitário; varia de acordo com o local e o tipo de comunidade à qual você pertence. Deduzindo de sua pergunta, entendo que em sua comunidade o costume é pagar mil dólares por shadchanut. Sendo assim, você deve pagar mil dólares conforme o costume, embora ela peça mais. Já que ela não avisou de antemão que cobra mais, vocês não precisam pagar a ela mais do que o costume em sua comunidade.

 

Fontes:

 

בגמרא במסכת ב”מ דף ע”ו ובדברי השולחן ערוך חושן משפט סימן של”ב סעיף א’, מבואר כי אדם ששכר פועל ולא סיכם עמו את גובה התשלום, או במקרה ששליח שכר פועלים ואמר להם שכרכם על בעל הבית. מוטל על בעל הבית לשלם לפועל כשכר הנהוג לשלם במדינה.

במקרה בו ישנו טווח מחיר רחב, כגון שנהוג במדינה שיש פועלים שנשכרים בשלש ויש שנשכרים בארבע. כתב הרי”ף שחייב בעל הבית לשלם כשכר הנמוך. טעם הדין הוא שדעת בעל הבית לשלם כשער הזול הנהוג, ועל דעת כן שכר הפועלים, בכל מקום שלא סוכם עם הפועל על מחיר טרם עבודתו. כן פסק גם השולחן ערוך להלכה בסימן של”ב סעיף א’. יעויין עוד בדברי קצוה”ח סימן של”א ס”ק ג’.

כעין זה הביא הרמ”א בחו”מ סימן של”ה סעיף א’, לדברי המרדכי ב”מ סי’ שמ”ו בשם מהר”ם, שכתב על מי שאמר למלמד ללמוד עם בנו ולא קצב לו שכרו, שצריך ליתן לו כפי מה שנותנים אחרים. עיי”ש במרדכי שביאר דהיינו כיון דלא גרע מיורד לשדה חבירו שלא ברשות. כך הוא גם בדברי הרשב”א בתשו’ ח”ד סי’ קכ”ה. כן פסקו להלכה חברי בית הדין שעל ידי המועצה הדתית ירושלים, מובא בפסקי דין ירושלים, דיני ממונות ובירורי יוחסין, ח’ עמוד קע”ג.

הואיל וכך בנידון השאלה עליך לשלם לשדכנית את תשלום דמי השדכנות הנהוג בשוק, העומד בקרב בחורי הישיבות על סך 1,000 דולר.

ta: Quando um shadchan ou qualquer outro profissional não avisa de antemão quanto cobra, a halachá determina que o pagamento devido é conforme o que é costume pagar por um profissional desse tipo no mercado. O pagamento por shadchanut não é unitário; varia de acordo com o local e o tipo de comunidade à qual você pertence. Deduzindo de sua pergunta, entendo que em sua comunidade o costume é pagar mil dólares por shadchanut. Sendo assim, você deve pagar mil dólares conforme o costume, embora ela peça mais. Já que ela não avisou de antemão que cobra mais, vocês não precisam pagar a ela mais do que o costume em sua comunidade.   Fontes:   בגמרא במסכת ב”מ דף ע”ו ובדברי השולחן ערוך חושן משפט סימן של”ב סעיף א’, מבואר כי אדם ששכר פועל ולא סיכם עמו את גובה התשלום, או במקרה ששליח שכר פועלים ואמר להם שכרכם על בעל הבית. מוטל על בעל הבית לשלם לפועל כשכר הנהוג לשלם במדינה. במקרה בו ישנו טווח מחיר רחב, כגון שנהוג במדינה שיש פועלים שנשכרים בשלש ויש שנשכרים בארבע. כתב הרי”ף שחייב בעל הבית לשלם כשכר הנמוך. טעם הדין הוא שדעת בעל הבית לשלם כשער הזול הנהוג, ועל דעת כן שכר הפועלים, בכל מקום שלא סוכם עם הפועל על מחיר טרם עבודתו. כן פסק גם השולחן ערוך להלכה בסימן של”ב סעיף א’. יעויין עוד בדברי קצוה”ח סימן של”א ס”ק ג’. כעין זה הביא הרמ”א בחו”מ סימן של”ה סעיף א’, לדברי המרדכי ב”מ סי’ שמ”ו בשם מהר”ם, שכתב על מי שאמר למלמד ללמוד עם בנו ולא קצב לו שכרו, שצריך ליתן לו כפי מה שנותנים אחרים. עיי”ש במרדכי שביאר דהיינו כיון דלא גרע מיורד לשדה חבירו שלא ברשות. כך הוא גם בדברי הרשב”א בתשו’ ח”ד סי’ קכ”ה. כן פסקו להלכה חברי בית הדין שעל ידי המועצה הדתית ירושלים, מובא בפסקי דין ירושלים, דיני ממונות ובירורי יוחסין, ח’ עמוד קע”ג. הואיל וכך בנידון השאלה עליך לשלם לשדכנית את תשלום דמי השדכנות הנהוג בשוק, העומד בקרב בחורי הישיבות על סך 1,000 דולר.

a terra do questionador: ישראל

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OBSERVE*

Atenção: Nao se deve aprender de um caso para o outro, cada caso deve ser analizado individualmente. De forma geral, é melhor sempre ter contato com um Rabino pessoalmente, e não ter só contato virtual. Nota-se que onde há um Rabino local ("Mara Deatra"), deve-se perguntar para ele. As respostas são de responsabilidade do rabino as que respondeu, e nao de responsabilidade do site e/ou do Rab. Bahbout.

Anuncie aqui!
O pagamento do anuncio é integralmente para o fundo de caridade do Instituto Bircat Avraham em Jerusalém. Aproveite a oportunidade de anunciar seu negócio sendo isto uma ótima caridade.

Não encontrou a resposta?

Pergunte ao Rabino!

Compartilhe com seus amigos

Last Últimos artigos

Entre em contato

צור קשר

מזכירות:










O importante yarzait do Grande Tzadikim Oculto das últimas gerações - "AHAVAT CHAIM" -Chacham Menachem Menashe z"l - 12º Elul

O chefe das instituições – Hamekubal – vai orar por você especialmente por tudo o que você precisa!
Para todo e qualquer nome no túmulo dos Tsadikim, com nomes sagrados especiais de acordo com a Cabala

Deixe seus dados que retornaremos